sábado, 17 de dezembro de 2011

A partícula de Deus

Pois é parece que a capacidade do ser humano está indo além do esperado!
O homem tenta entender tudo ao seu redor e explicar o porque de cada coisa, e que por isso não podemos especificar nossos limites.

Vamos lá, o que é “Bóson de Higgs”? (Apelidada como a partícula de Deus)  
Resposta: Acredita-se que ela seja uma parte vibratória do vácuo invisível que permeia todo o Universo.

Após o Big Bang, veio o resfriamento e, como resultado da gigantesca explosão, as partículas estariam dispersas pelo cosmos, zanzando para lá e para cá. Nós seríamos apenas poeira de estrelas. Um físico escocês, Peter Higgs, elaborou O Modelo Padrão: um grande campo magnético agregaria estas partículas e suas decomposições (as subpartículas atômicas), dando massa a algumas delas. Comandaria isso uma subpartícula atômica: o bóson de Higgs, também chamado de a Partícula de Deus.

 “O bóson Higgs não é apenas uma partícula”, disse o físico John March-Russell, do CERN. “Sua descoberta indica que existe um mundo totalmente novo lá fora”. Assim que os físicos conseguirem entender como ele atua no universo, eles serão capazes de responder a uma pergunta fundamental para a qual os antigos pensadores jamais ousaram tentar encontrar uma resposta: por que a matéria tem massa?
Esta semana, na Suíça, pesquisadores do Cern, usando o Grande Colisor de Hádrons, conseguiram, pela primeira vez, sinais plausíveis da existência desta partícula fundamental. As pesquisas continuarão. Poderão comprovar o bóson ou não. Caso não comprovem, não será o fim, mas apenas o início de novas linhas de pesquisa, que poderão trazer ainda mais avanços e revoluções na ciência para benefício da humanidade.

Indícios desse bóson foram detectados, segundo a equipe de cientistas do CERN, no interior do acelerador de partículas de 30 km conhecido por LEP, durante um processo de colisão de partículas a altas velocidades. No começo de outubro, algumas trilhas, sugerindo a possível presença do bóson, deixaram excitados os físicos do CERN. Mas elas apareciam e desapareciam. No início do mês, entretanto, as evidências acumuladas foram suficientes para convencer os físicos.
Ainda há muitos céticos na comunidade científica, em relação à anunciada descoberta. Entretanto, se realmente o bóson Higgs tiver sido descoberto, seu estudo poderá mostrar que o Universo é um lugar totalmente diferente do que se pensava até agora.

Um comentário: